De Volta Para o Futuro - Novamente o IENE - Preços de 1990

Recentemente publiquei sobre o IENE a preços de 1998 e sobre o que estava acontecendo naquela época, mas já virou manchete antiga. IENE agora a preços de 1990 com potencial de testar pico dessa época (passou a resistência do IFR de 2014 no mensal). Então mais uma vez coloquei o jaleco de historiador.

Não encontrei nenhum marco para o pico de preços de 1990. Parece que foram desdobramentos do estouro da bolha japonesa no final de 89. Vale observar que o IENE vinha de uma queda acentuada pós Plaza Accord de 1985, que relatei para explicar preços da Libra. Fez fundo duplo em 88 (setas brancas) e achei a subida de 1990 uma correção técnica. Dá para observar que taxa de juros estavam subindo no período, o que deveria ser atrativo para o IENE, mas pelo jeito havia uma confusão danada no Japão. Deixo um trecho da Wikipédia para ilustrar:

"Tentando deflacionar a especulação e manter a inflação sob controle, o Banco do Japão elevou acentuadamente as taxas de empréstimos interbancários no final de 1989. Essa política afiada causou o estouro da bolha, e o mercado de ações japonês caiu . Os preços das ações e dos ativos caíram, deixando bancos e seguradoras japoneses excessivamente alavancados com livros cheios de dívidas incobráveis. As instituições financeiras foram socorridas por meio de injeções de capital do governo , empréstimos e crédito barato do banco central e a capacidade de adiar o reconhecimento de perdas, transformando-as em bancos zumbis . Yalman Onaran, da Bloomberg News , escrevendo no Salon afirmou que os bancos zumbis foram uma das razões para a longa estagnação seguinte. Além disso, Michael Schuman, da revista Time , escreveu que esses bancos continuavam injetando novos fundos em " empresas zumbis " não lucrativas para mantê-las à tona, argumentando que eram grandes demais para falir . No entanto, a maioria dessas empresas estava endividada demais para fazer muito mais do que sobreviver com fundos de resgate. Schuman acreditava que a economia do Japão não começaria a se recuperar até que essa prática terminasse.

Eventualmente, muitas dessas empresas falidas tornaram-se insustentáveis ​​e uma onda de consolidação ocorreu, resultando em quatro bancos nacionais no Japão."

Além da importância de conhecermos a história. O insight que fico é que excessos econômicos, seja na liquidez ou no aperto, geram ondas que vão se propagando ao longo do tempo. Como jogar uma pedra no lago. Essas ondas vão se encontrando com outras, causadas por outros fatos em outros momentos, gerando desdobramentos que não se consegue prever ou vislumbrar de antemão. Estamos sofrendo encontra dessas ondas, mas também estamos gerando ondas futuras. Se a história rima deveremos ter mais diversão, kkkkrying.

Grande Abraço

Leo
*não é recomendação de investimento
Beyond Technical AnalysisTechnical IndicatorsleofelipesengerleosengertradertimeTrend Analysis

Trader / Analista de Valores Mobiliários - CNPI-T 2712

Minhas publicações aqui são somente opiniões. Não são recomendações de investimento.

Conheça meu serviço de recomendação leosenger.com.br/
También en:

Publicaciones relacionadas

Exención de responsabilidad