Atualmente o gráfico do Ibovespa nos mostra algumas informações que podem ser bastante úteis para identificar o momento do movimento.
1 - Ao analisarmos o gráfico, observamos que no longo prazo após atingir a banda superior do canal destacado em azul, foi iniciado um movimento de baixa com alvo final na banda inferior, onde também se encontram alguns pontos importantes de suporte.
2 - Apesar da expectativa ser de o índice buscar esses pontos no longo prazo, na minha leitura, as probabilidades para uma queda acentuada até essa região são minimizadas por hora, uma vez que o índice está posicionado próximo a diversas regiões gráficas importantes no curto prazo. Isso nos leva a crer que existe a possibilidade da formação de um fundo entre os 103k e 98k nas próximas semanas.
3 - Dessa forma, aumenta a chance de um processo de lateralização ou até mesmo de correção do movimento de baixa ser iniciado, o que será confirmado após a formação de um fundo duplo ou fundo ascendente no gráfico diário superando os 108,5k. Para esse processo de correção temos como alvos principais os pontos de 112,3k / 114,7k / 117,8k.
4 - Lembrando que mesmo com a possibilidade de correção existir no curto prazo, o movimento dentro do canal ainda é de baixa. Portanto, caso o índice trabalhe abaixo da região dos 98k a expectativa é a continuidade do movimento tendo como alvos principais as regiões de suporte 96k / 88k / 78k mencionadas anteriormente.
Espero ter ajudado!