Diversos ativos financeiros tem alcançado patamares históricos. Recentemente o IENE chegou a níveis da Crise dos Tigres Asiáticos e Crise Financeira da Rússia, conforme comentei no meu artigo aqui no TradingView, e ocorreu a intervenção dos Estados Unidos e Japão nos mercados para segurar a moeda.

Agora foi a vez da Libra que bateu nos preços de 1985 e o interessante é darmos uma olhada no que estava acontecendo naquele período. Por que também ocorreu intervenção no câmbio via:

- Plaza Accord

"O Plaza Accord foi um acordo conjunto assinado em 22 de setembro de 1985, no Plaza Hotel , em Nova York , entre França , Alemanha Ocidental , Japão , Reino Unido e Estados Unidos , para depreciar o dólar norte-americano em relação ao franco francês , o marco alemão alemão , o iene japonês e a libra esterlina britânica intervindo nos mercados de câmbio."

Plano de Fundo

"A política monetária apertada do presidente do Federal Reserve , Paul Volcker , e a política fiscal expansionista do primeiro mandato do presidente Ronald Reagan , em 1981-84, elevaram as taxas de juros de longo prazo e atraíram a entrada de capital, valorizando o dólar."

"De 1980 a 1985, o dólar se valorizou cerca de 50% em relação ao iene japonês, marco alemão, franco francês e libra esterlina , as moedas das quatro maiores economias da época. Em março de 1985, pouco antes do G7 , o dólar atingiu sua maior valorização em relação à libra esterlina, uma valorização que permaneceria inalterada por mais de 30 anos."

"A desvalorização foi justificada para reduzir o déficit em conta corrente dos Estados Unidos , que havia alcançado 3,5% do PIB , e para ajudar a economia norte -americana a sair de uma grave recessão iniciada no início dos anos 1980. O Sistema de Reserva Federal dos EUA sob Paul Volcker havia interrompido a crise de estagflação da década de 1970, aumentando as taxas de juros. O aumento da taxa de juros controlou suficientemente a política monetária doméstica e evitou a inflação. Em 1975, Nixon convenceu com sucesso vários membros da OPEP a comercializar petróleo apenas em dólares americanos, e os EUA, em troca, lhes dariam apoio militar regional. Essa súbita infusão de demanda internacional por dólares deu ao dólar a infusão necessária na década de 1970. No entanto, um dólar forte é uma faca de dois gumes, induzindo o dilema de Triffin , que por um lado deu mais poder de compra aos consumidores domésticos, empresas e ao governo dos EUA e, por outro lado, prejudicou as exportações dos EUA."

A história pode não se repetir, mas rima bastante!!!

Grande Abraço

Leo

Fonte: Wikipedia
Beyond Technical AnalysisleofelipesengerleosengertradertimeTrend Analysis

Trader / Analista de Valores Mobiliários - CNPI-T 2712

Minhas publicações aqui são somente opiniões. Não são recomendações de investimento.

Conheça meu serviço de recomendação leosenger.com.br/
También en:

Publicaciones relacionadas

Exención de responsabilidad