Por que ninguém está mais falando do BDI - Baltic Dry Index?

Actualizado
Para quem não conhece cito relatoriosagro.com.br/post/bdiindex:

"O Baltic Dry Index (BDI) é um índice de preços médios pagos pelo transporte de cargas secas a granel em 20 rotas diferentes;
O BDI é frequentemente visto como um indicador importante da atividade econômica, porque as mudanças no índice refletem a oferta e a demanda por materiais importantes usados na indústria;
(...)
O Baltic Dry Index tem a vantagem (ou desvantagem) de que, não podendo ser negociado fora da The Baltic Exchange, não está exposto a variações especulativas.
(...)
O BDI previu a recessão de 2008 em alguma medida, quando os preços sofreram uma queda acentuada"


Se tem ou não papel de "previsor" de recessões é assunto para outro momento.O que me chama a atenção é que o BDI caiu 75% desde seu pico no semestre passado. Pelo histórico deveria chamar a atenção este movimento, mesmo que a escalada até o pico pode ser atribuída aos gargalos logísticos do ano passado. Na Reuters a última referência que encontrei a ele foi em 25/11/2021, reuters.com/markets/asia/baltic-index-rises-smaller-vessels-lend-support-2021-11-25/, onde encontra-se:

"Se o BDI (principal índice de granéis sólidos) continuar caindo, isso não deve ser visto como um sinal de que a logística global está melhorando ou que os gargalos da cadeia de suprimentos estão diminuindo, apenas refletirá a fraqueza na demanda de commodities da China, disse a Capital Economics em nota, atribuindo uma queda recente no índice a uma queda acentuada na produção de aço chinesa."

Será que o exposto acima está correto? É este motivo por que ninguém está falando mais deste índice? E as implicações desta "fraqueza de demanda" para o restante do globo?

Grande Abraço

Leo



balticdryindexBDIBeyond Technical Analysis

Trader / Analista de Valores Mobiliários - CNPI-T 2712

Minhas publicações aqui são somente opiniões. Não são recomendações de investimento.

Conheça meu serviço de recomendação leosenger.com.br/
También en:

Exención de responsabilidad