Os comerciantes de petróleo estão a reagir de forma exagerada aos disparadores errados?
As divisões dentro da OPEP fizeram com que o Petróleo WTI caísse abaixo de US $74 por barril, encerrando uma subida de três dias para a commodity.
Angola, que aderiu à OPEP em 2007, anunciou a saída da organização dos Países Exportadores de Petróleo. Este movimento levantou preocupações sobre a capacidade da OPEP de estabilizar os preços globais, particularmente em meio a divergências sobre as cotas de produção de petróleo.
No entanto, os desafios operacionais em Angola dificultaram a capacidade do país de atingir a sua produção diária sancionada de 1,5 milhões de barris; por isso, talvez a sua saída não seja extremamente prejudicial para o controlo da OPEP, e o mercado esteja a reagir exageradamente à coisa errada aqui.
Talvez uma questão mais premente possa ser o aumento da produção nos Estados Unidos. Dados recentes da Energy Information Administration revelaram uma produção diária recorde de 13,3 milhões de barris na semana passada.
Por um lado, o Goldman Sachs ajustou a sua previsão para o preço médio do petróleo no próximo ano, reduzindo-o em 12% devido à ampla produção nos Estados Unidos. Em nota divulgada no último domingo, o Goldman revisou sua estimativa, projetando uma média de US $81 por barril em 2024, abaixo da estimativa anterior de US $92 por barril. O Goldman Sachs prevê que ele atinja seu pico em US $ 85 por barril em junho.
Enquanto isso, o Citigroup oferece uma perspectiva mais cautelosa ao prever um preço médio do petróleo em 2024 de US $75. Esta é a projeção mais baixa entre os principais bancos dos EUA
La información y las publicaciones que ofrecemos, no implican ni constituyen un asesoramiento financiero, ni de inversión, trading o cualquier otro tipo de consejo o recomendación emitida o respaldada por TradingView. Puede obtener información adicional en las Condiciones de uso.