Hoje, vamos falar sobre a construção de um mindset de negociação profissional. Embora este tópico tenha sido tema de inúmeros livros e publicações sobre trading ao longo dos anos, pensamos que seria legal discutir sobre alguns dos tópicos mais importantes para a comunidade do TradingView. Vamos lá!
1.) Comece a pensar em Probabilidades 🔢
Vamos dar uma olhada rápida em um dos conceitos mais importantes na Negociação e na vida: O Valor Esperado.
Valor Esperado é simplesmente um número que indica, baseado em probabilidades, o valor de executar uma determinada ação. Ele pode ser positivo ou negativo. Será que essa negociação vai gerar dinheiro? Devo mudar de carreira? Devo me casar com meu namorado ou namorada? Tudo se resume ao Valor Esperado. Agora - O que compõe o Valor Esperado? 2 coisas: Taxa de aproveitamento% e Ganhos / Perdas.
Taxa de aproveitamento é a porcentagem de ganhos vs. total de resultados. Ganhos / Perdas é o valor médio de ganhos dividido pelo valor médio de perdas. Em outras palavras: Qual é a chance de isto funcionar? De que tamanho é um ganho? Quão grande é uma perda? Quando você combina estes números, você pode entender muito mais claramente se faz ou não sentido tomar uma determinada ação.
Digamos, por exemplo, que uma determinada ideia de negociação tem 50% de chance de funcionar. Um ganho lhe rende $2, enquanto uma perda lhe faz perder $1. Você deve realizar a negociação?
Vamos descobrir. Neste exemplo, você realiza esta negociação 100 vezes. 50 vezes, você ganha $2, e 50 vezes você perde $1. Você acabaria com um lucro total de $50! ((50x2)-(50x1)). Claramente, esta negociação tem um valor esperado positivo! Portanto, mesmo se você realizar a negociação e acabar com uma perda, você ainda assim tomou a decisão certa, do ponto de vista do EV.
O complicado no Valor Esperado é que Taxa de aproveitamento% e Ganhos / Perdas não são dados hard. Eles são estimativas. Assim, construir uma percepção da probabilidade de algo acontecer, e construir uma compreensão da amplitude de ganhos e perdas é uma habilidade chave a ser desenvolvida tanto para negociar como para a vida. Uma maneira fácil de calibrar melhor suas antenas para isso é simplesmente anotar o que você espera que aconteça em seu diário de negociação. Ao longo de muitas repetições, sua capacidade de prever os resultados pode melhorar.
2.) Autoconhecimento 😵💫
Na negociação, as ações de todos os participantes do mercado são sempre impulsionadas por dois medos: O medo de deixar passar a oportunidade e o medo de ter prejuízo. Em outras palavras, o medo e a ganância. A questão é que, dependendo da química de seu cérebro e da experiência de vida, é provável que um desses medos tenha um impacto mais forte do que o outro.
Pense no seguinte cenário: Você realiza uma negociação, e a posição começa a se mover em sua direção. O ativo então começa a negociar de lado. Vamos examinar dois caminhos que poderiam acontecer:
a - você fecha sua posição. Então, o ativo começa a romper mais uma vez na sua direção, triplicando de preço. Você perdeu este movimento extra, agora que você realizou a sua posição visando um pequeno lucro.
b - você não retira a posição, e o ativo volta para baixo até seu stop loss, e você leva um Prejuízo na negociação.
Qual destes cenários é mais triste para você? Não há uma resposta * correta* ou * errada*, mas é importante saber qual o medo que tem um peso maior no mecanismo de tomada de decisão do seu cérebro. Se você achar que está mais propenso a FOMO, então tente descobrir uma estratégia onde você possa espremer até a última gota de uma negociação bem-sucedida. Se você for mais propenso ao medo de ter prejuízo, então tente descobrir uma estratégia onde a possibilidade de sofrer perdas grandes ou consistentes seja muito menos provável.
3.) O ajuste da estratégia é extremamente importante ✅
Essa dica se conecta com a dica anterior sobre autoconhecimento, e realmente ressalta a importância da consistência na interação com os mercados.
Quando você interage com os mercados, ter um plano de negociação escrito e bem definido é a chave para o sucesso. Os maiores e mais importantes fundos de hedge do mundo têm diretrizes de investimento, melhores práticas e planos de negociação claramente definidos. O que te faz pensar que você não precisa de um plano?
Dito isto, nem todos os planos de negociação são criados da mesma maneira, e até mesmo os melhores planos as vezes dão errado... etc.
Ao elaborar um plano de negociação, muitos traders novatos ou intermediários concentram-se exclusivamente no aspecto de ganhar dinheiro. Como em, "qual estratégia vai me dar o maior lucro em um determinado período de tempo". Como posso ganhar alguma rentabilidade? Tipicamente, backktests, pesquisa fundamentalista, visão e outras coisas, desempenham um papel para ajudar a definir os critérios para uma estratégia lucrativa.
Entretanto, os traders experts sabem que existe algo ainda mais importante do que definir sua margem; assegurar a consistência.
Por exemplo, digamos que você invente uma estratégia de negociação perfeita que, em teoria, no futuro, deverá permitir que você negocie com extrema eficiência. O plano estabelece um conjunto perfeito de critérios para comprar nos fundos, e vender no topo. Para os novatos, este é o Santo Graal. Entretanto, só porque você *entende* uma estratégia não significa que você será capaz de *executar* a estratégia.
Você poderia testar esta estratégia perfeita na vida real, e se você for incapaz de executar o conjunto de regras que você estabeleceu para si mesmo no calor do momento devido à sua estrutura psicológica, então não importa quanta rentabilidade a estratégia tenha. Você não pode executar.
Assim, encontrar uma estratégia que você mesmo possa executar com coerência, não importa o que esteja acontecendo no mercado, é de suma importância.
Em termos de valor esperado e autoconhecimento, ter uma estratégia que é 30% eficiente, mas que você pode executar com 100% de certeza, é muito mais valioso do que uma estratégia que é 70% eficiente que você só pode executar com precisão cerca de 40% do tempo.
Não ser afetado por uma perda é a verdadeira versatilidade. Planeje em torno da prevenção de erros, não de perdas.
-
De qualquer forma, obrigado novamente pela leitura, e tenha um ótimo fim de semana! Conte para a gente nos comentários abaixo se você aprendeu alguma coisa, e nós vamos pensar na possibilidade de fazer uma série completa sobre psicologia aplicada à negociação.
La información y las publicaciones que ofrecemos, no implican ni constituyen un asesoramiento financiero, ni de inversión, trading o cualquier otro tipo de consejo o recomendación emitida o respaldada por TradingView. Puede obtener información adicional en las Condiciones de uso.