O S&P500 representa, dentro do cenário mundial financeiro, o Mercado referência para Ativos de Risco, ou seja, este índice que compõe as 500 maiores empresas que possuem capital aberto nas bolsas de valores dos Estados Unidos com maior valor de mercado ditam as movimentações de preços de ativos voltados, principalmente, para tecnologia pelo mundo afora.

O Mercado de Criptomoedas está diretamente correlacionado ao S&P500 por força de fundamento. Isto significa que vamos sempre identificar que o movimento do preço, retratado no gráfico através da análise de tendência, seguirá a mesma direção em ativos correlacionados. Porém, devemos ter ciência de que existe uma discrepância significativa entre o Market Cap desses mercados, onde as criptomoedas se encontram em um patamar muito baixo e, por isso, vemos alta volatilidade após eventos marcantes de preço e, a medida que, mais dinheiro entra no mercado cripto esses movimentos bruscos tendem a diminuir ao longo dos anos.

imagen

Usando o gráfico do S&P como a lente de todos os mercados de risco é possível analisar que houve confirmação de um fundo ascendente (fa.m) no gráfico mensal - fractal maior de tendência e é partir dele que toda a narrativa precisa ser construída, até encontrarmos o preço dentro dos fractais menores – e, teoricamente, deveríamos buscar um topo ascendente, ou seja, será necessário que o preço rompa o topo anterior (ta.m).

imagen

Passando pelo gráfico semanal, que nos trouxe a tendência de alta que confirmou o fundo do mensal, e indo até o diário que nos dá rastros muito claros da movimentação atual de preços, vemos que, logo após o rompimento do topo descendente do semanal (td.s – linha verde grossa) o preço não evoluiu a ponto de se distanciar deste evento e já formamos um novo topo (ta.s – linha verde tracejada) com um pivô de baixa no diário.

imagen

Todo esse contexto a partir do diário nos mostra uma característica de cunha de alta: rompimentos sem continuação e volume decrescente; e isso pode sinalizar que a intencionalidade demandante em negociar risco está se esvaindo, ou seja, podemos ver o preço caindo no médio prazo podendo se estender no longo prazo.

Se isso acontecer, obviamente, veremos a fuga de capital do nosso mercado de criptomoedas e, isso também será um reflexo de que o mundo estará diante de mais desafios financeiros em busca do equilíbrio entre a expansão industrial e qualidade de vida da população.

Esta é uma probabilidade diante do cenário atual e ter um gerenciamento de risco muito bem definido vai te ajudar a proteger seu capital em momentos de crise.

No fim das contas esse post serve apenas de alerta.

Abraço a todos!!
Beyond Technical AnalysisTrend Analysis

También en:

Publicaciones relacionadas

Exención de responsabilidad