Índice Bovespa
Formación

NO BEAR MARKET OS PREÇOS TAMBÉM SOBEM

Basta os preços subirem para que muita gente vá à internet comemorar e criticar quem disse que determinada ação iria cair. Precisam estudar mais sobre Análise Técnica (AT).

Aprendam amigos, no “Bear Market” os preços também sobem. Isso se chama na AT de correção ou pullback.

Conforme a Teoria de Dow, os mercados se movem em tendências, e numa tendência de baixa o preço forma topos e fundos descendentes.

O problema é que esquecem dos topos e ficam só olhando fundos. Nenhum ativo sobe ou cai em linha reta. As tendências são formadas por zigue zagues.

Então, o preço irá cair formando fundos, mas irá subir formando topos, só que topos menores que os anteriores.

Devido a esse entendimento errado muita gente hesita em vender e sair do papel na esperança que os preços voltarão a subir.

Se o pivô de baixa foi formado e confirmado com o preço fazendo novas mínimas, cuidado, não é porque em determinado momento subiu que o papel retomará a alta.

Para que a tendência de alta seja novamente formada, a ação precisa subir formando um topo mais alto que o anterior, cair formando um fundo e romper o topo que acabou de construir.

Ou seja, não se cria uma tendência de alta ou de baixa com uma queda ou subida forte. É necessário movimentos coordenados de topos e fundos.

Se você está segurando um papel e principalmente sem usar STOP, você está fadado a perder muito dinheiro. Não se iluda com relatórios e twitters de gestores e analistas.

O Ibovespa está em tendência de baixa e vai levar muito papel com ele. Os gráficos não mentem. Quem mente e sabe de nada são as pessoas.

Renan Antunes
Beyond Technical AnalysisChart PatternsrevistagrafistasTrend Analysis

También en:

Exención de responsabilidad