Bitcoin, breakout e a resposta para o dia 5!

Actualizado
Se você me acompanha (mesmo que há pouco tempo), deve lembrar que trouxemos à tona o questionamento: "O que raios tem de tão especial no dia 5?" (Link abaixo nas Ideias Relacionadas)

Na época, tínhamos apenas o fator histórico como base para esperar tal movimentação (que ocorreu hoje) o que na prática, nos servia apenas como um pequeno "alerta" ou curiosidade acerca dos movimentos do Bitcoin.

Hoje trago a vocês a explicação mais plausível que consegui encontrar acerca dos movimentos por volta do dia 5 que até então, eram inexplicáveis.

CME
Logo que percebi a recorrência das datas imaginei ter relação com os contratos futuros. Meu erro foi ter procurado primeiramente na CBOE e não na CME.

O valor do contrato da CME é 5x maior que o da CBOE e por isso, sua movimentação é maior e mais relevante quando falamos de um possível agente influenciador para o mercado.

Acima vocês verão que as reversões ocorreram cerca de 6 a 7 dias após as datas de liquidação (Settlement) da CME. Vale ressaltar o PUMP que ocorreu em Abril elevando o preço do Bitcoin de $ 6.800 para $ 8.000 em menos de 1h. Isso ocorreu 7 dias após a liquidação trimestral da CME, onde os lucros foram retirados.

Hoje nos encontramos em posição semelhante, 6 dias após a liquidação (que ocorreu no final de Maio) e com uma boa reação de mercado como demonstrada abaixo:
imagen
Levando em conta esta análise, é esperado o início de uma tendência de alta até a aresta do triângulo ascendente, por volta de $ 9.000/8.900, iniciando logo após, uma pequena tendência de baixa antes da liquidação mensal de Junho, se preparando para um breakout.

Análise Técnica
  • Fim da onda de correção C da tendência de baixa no dia 29/05.
  • RSI com sinal parecido com o de 11/04, sobre-comprado, porém otimista.
  • Volume diminuindo gradativamente, indicando acumulação.


Análise Fundamentalista
Historicamente temos um crescimento à partir de Julho/Agosto no Bitcoin. O único ano em que isso não ocorreu foi em 2014 e antes que citem a possibilidade de semelhanças, eu já dissertei sobre isso na ideia "Bitcoin, o fim da queda já tem uma data." que está abaixo nas Ideias Relacionadas.

A quebra para baixo do triângulo ascendente implicaria em quedas a valores onde o Bitcoin se tornaria tecnicamente inutilizável devido ao valor de mineração e iria na contra-mão do alcance e utilização que as criptomoedas em geral tem ganhado no mercado.

Por esse motivo estou otimista. Minha posição será em long a qual irei rever a necessidade de sair ou não com a proximidade da aresta.

Bons negócios!
Nota
O movimento que eu espero do Bitcoin é uma queda (quebrando a SMMA50) para subir em um pullback, rompendo a SMMA50 em 4h, semelhante ao movimento de Abril.

imagen
Nota
Para não deixar dúvidas, como falei acima da SMMA50 em 4h, vou explicar ela aqui.

De todos os indicadores, esse é o que tem demonstrado mais exatidão para definir tendências de alta e baixa do Bitcoin.

A SMMA504h (podemos chamar assim?) tem servido de bom suporte (em tendências altistas) e resistência nos períodos de baixa.

No momento estamos pouco abaixo dela e tentando forçar uma passagem, demonstrando sua resistência.

imagen
Operación activa
Realizamos a descida e agora aguardamos o rompimento da SMMA50 em 4h.

imagen
Operación activa
Dentro de no máximo 1d a LTA se cruzará com a SMMA50, ou seja, em breve teremos nossa definição.

imagen
Beyond Technical AnalysisBTCUSDBTCUSDTTrend AnalysisWave Analysis

Publicaciones relacionadas

Exención de responsabilidad