ReutersReuters

OPEP sinaliza risco para perspectivas procura petróleo de guerra Ucrânia, inflação

A OPEP disse esta terça-feira que a procura por petróleo em 2022 vai enfrentar desafios com a invasão da Ucrânia pela Rússia e o aumento da inflação à medida que os preços do petróleo disparam, mas não chegou a mudar a sua previsão robusta de procura este ano.

Num relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve a sua visão de que a procura mundial por petróleo aumentaria em 4,15 milhões de barris por dia (bpd) em 2022.

Mas a OPEP disse que a guerra na Ucrânia e as preocupações contínuas com o COVID-19 estão a remodelar a economia mundial, e disse que isso teria um impacto negativo de curto prazo no crescimento global.

"Olhando para o futuro, os desafios para a economia global – especialmente em relação à desaceleração do crescimento económico, aumento da inflação e a turbulência geopolítica em curso vão afectar a procura por petróleo em várias regiões", disse a OPEP no relatório.

"Embora o ano tenha começado em bases relativamente sólidas, os últimos eventos na Europa Oriental podem atrapalhar a recuperação", disse a OPEP no seu comentário sobre a economia mundial.

Texto integral em inglês:

Inicie sesión o cree una cuenta gratuita y permanente para leer esta noticia