Pré-candidato presidencial dos EUA se mostra pró Bitcoin e contra CBDCs
O pré-candidato presidencial dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., expressou uma opinião positiva sobre o Bitcoin (BTC) e as criptomoedas, enquanto fez alertas sobre os CBDCs.
“Criptomoedas como o Bitcoin fornecem ao público uma rota de fuga […] quando essa bolha invariavelmente estourar. Portanto, a Casa Branca está em conluio com os banqueiros para nos manter presos na bolha da especulação e do controle.”
Ao mesmo tempo, ele citou uma postagem de Nic Carter apontando a repressão do governo dos EUA à indústria de criptomoedas.
“Carter descreve 15 incidentes nos quais o presidente Biden armou o FDIC, OCC e DOJ para forçar bancos pró-cripto a fechar suas portas para negócios de criptomoedas desde 3 de dezembro. os sistemas financeiro e político.”
Robert F. Kennedy Jr. adverte sobre os CBDCs
O democrata e sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy também aproveitou sua mensagem na rede social para criticar as moedas digitais de banco central (CBDCs), lembrando que “são os mecanismos definitivos de vigilância e controle social”. O pré-candidato presidencial acrescenta:
“A alegação de que o FedNow não é o primeiro passo em direção a um CBDC seria mais fácil de engolir se não estivéssemos cientes da constante enxurrada de barragens hostis do governo Biden contra as criptomoedas.”
A esse respeito, ele citou o ex-CTO da Coinbase, Balaji Srinivasan, que observa: “A distinção entre o FedNow e CBDC é importante do ponto de vista técnico, mas não do ponto de vista das liberdades civis”.
As advertências de Kennedy e Srinivasan não são infundadas. Recentemente, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, admitiu que os CBDCs servirão para controlar os usuários.
Contagem regressiva para as eleições presidenciais nos Estados Unidos
As eleições nos Estados Unidos serão realizadas no próximo ano, e já existem alguns nomes conhecidos que manifestaram suas aspirações de se tornar o próximo governante do país. O ex-presidente Donald Trump anunciou sua candidatura em novembro de 2022. Por sua vez, o atual presidente Joe Biden expressou sua intenção de concorrer à reeleição.
A Administração Biden se caracterizou nos últimos meses por uma forte repressão contra a indústria de criptomoedas e experimentou alta inflação que levou o Federal Reserve a aumentar as taxas de juros em várias ocasiões.
Além de Robert F. Kennedy Jr., o governador da Flórida, Ron DeSantis, pode entrar na disputa pelo Partido Republicano. DeSantis estava tendendo em março passado, declarando que a Flórida proibiria os CBDCs para evitar a “vigilância e controle” dos cidadãos.
No contexto das próximas eleições nos EUA, a Câmara de Comércio Digital previu que o próximo presidente dos Estados Unidos seria pró-cripto, depois de observar que as criptomoedas desempenharão um papel importante nas próximas eleições.