Petróleo WTI em baixa a espera do relatório EIA. MARCO DA COSTAO petróleo WTI sofreu uma forte queda no dia de ontem, terça-feira, ao cair desde os 50,50$ nível que não atingia desde maio deste ano e que perdeu fortemente ate os 48,40$ onde se encontra um suporte chave do preço, tudo isto por causa dos relatórios de aumento de produção de petróleo e os inventários da OPEP.
Os preços do crude americano caíram trás os relatórios que davam conta dum aumento significativo de petróleo e pelo possível aumento da oferta por parte da OPEP no mês de julho (sem importar o acordo de redução de produção entre os países membros) e depois de que os dados dos inventários API mostraram o aumento dos inventários nos Estados Unidos.
Tendo em conta estes fatores no preço, devemos ter muito em conta hoje quinta-feira, os movimentos do mercado relacionados aos dados de inventários de petróleo crude da EIA as 15:30 horas de Londres e com uma espectativa de -2,957M face aos -7,20M anteriores. Os dados EIA são os mais importantes para o movimento do WTI hoje, sem esquecer que a mesma hora temos os dados um pouco menos importantes, mas sempre relevantes, relacionados as importações de crude, inventários crushing AIE e a produção de destilados e gasolina. Também devemos ter em conta para esta semana no preço do WTI, o que vai fazer o preço na sexta-feira ao fechar na Europa e Wall Street, tendo em conta que na próxima segunda-feira temos os dados da OPEP e a reunião no mesmo dia dos países que produtores que não são membros da OPEP, o que fara mexer com certeza os preços do petróleo.
A esta hora o preço do WTI esta nos 49,10$ com uma queda dos 0,15% e com os olhos postos nesse prato forte do dia de hoje relacionado ao EIA tendo em conta que este relatório semanal tem uma maior importância atualmente pelo seu impacto direto no preço transacionado do crude, muito pelo contexto atual do mercado do petróleo que precisa duma forte queda das existências de petróleo para voltar a atingir um equilíbrio que permita estabilizar o preço. Neste momento existem fortes duvidas sobre o compromisso dos grandes produtores de petróleo do mundo para atingir esse equilíbrio de mercado, muito por causa do incremento da presença que tem agora os Estados Unidos como produtor e também pela importância que tem o preço do petróleo para países que a sua economia depende quase totalmente do petróleo como o caso da Venezuela que atravessa uma forte queda do seu PIB, inflação, destruição da sua economia e bem estar social e que do petróleo depende 92% dos seus ingressos económicos. Neste sentido, devemos ter em conta aos dados publicados hoje pela EIA, ao saber que ontem os API tiveram uma subida inesperada das existências de petróleo o qual podemos ver que já esta a fazer cair o preço do petróleo neste momento ate os 49,10$, mas sem esquecer que chegou a cair ate os 48,40$ depois do API e conseguindo salvaguardar o suporte chave desse preço e agora a tentar procurar manter os 49$ para poder pensar novamente nos 50$ chave que só vimos uma vez estes dias depois dessa perda psicológica dos 50$ a finais de maio deste ano 2017.
Para finalizar a minha analise técnica e fundamental do petróleo WTI, quero lhes deixar os níveis importantes de suportes e resistências a ter em conta no dia de hoje e para o resto da semana. Pela parte alta devemos estar muito atentos aos 49,20$ como R1 e resistência pronta a atingir se queremos ver o par subir novamente com liberdade aos 50$ psicológicos para aumentar pressão ate os níveis de 50,35$ R2. Devemos ter em conta que os 50,35$ são um nível muito forte que não consegue superar desde maio de 2017. Uma quebra em alta forte pode levar o preço do WTI aos 51,50$ onde esta o meu objetivo final R3. Pela parte baixa, devemos vigiar de perto os 49$, tendo em conta que uma perda deste valor psicológico faria cair o preço do WTI aos 48,40$ S1 novamente. Se os dados EIA confirmam a queda, podemos ver o preço descer aos 47,55$ S2. Uma perda ampla e fundamentada deste valor S2, pode levar ao petróleo a níveis de 46,85$ S3
Crudechart
El petroleo no puede con resistencia 53,82.El Cl (crude oil) no puede contra resistencia en 53,82 luego de aproximadamente 8 intentos de traspasar esta resistencia estática.
Puse el volume by price con las barras extendidas al 100% para que se note donde se encuentra dicha resistencia y el porque es tan dificil vulnerarla con confirmacion.
Hay vida arriba de la TL de largo plazo dinámica..
El cruce de EMAS comienzan a dar apertura de posicion SHORT pero deberian cruzar a la de largo plazo para tomar dichas posiciones. Mientras esten por arriba de la EMA de 18 sesiones, mantenerse solo con operaciones LONG ya que pueden presentarse falsos gatillos.