IBOV - Liquidez é o Ativo do Momento!

Actualizado
Nesse gráfico semanal do índice me parece mais fácil visualizar os ciclos de alta e ciclos corretivos do que no gráfico diário.

Já tivemos 3 ciclos altistas, 2 deles seguidos por períodos corretivos que levaram o índice até patamares dentro das retrações de fibonacci - isso mostra a manutenção de uma formação saudável de um grande ciclo altista da bolsa brasileira - algo em que aposto muitas das minhas fichas, mas isso não quer dizer que preciso estar com minhas fichas em jogo o tempo inteiro, muito pelo contrário!

É loucura acreditar que a bolsa brasileira ou qualquer mercado no mundo (por maior que seja a euforia) irá subir meteoricamente sem períodos corretivos.

O objetivo desse estudo não é fazer com que você tire todo seu dinheiro da bolsa ou lhe assustar, mas mostrar que uma parte do seu capital deve sempre estar disponível para ser usado em momentos corretivos. Os maiores investidores do mundo, bancos e grandes fundos sempre fazem suas compras em pullbacks, para que nas pernadas de alta realizem seus lucros, com investidores pequenos não deve ser diferente!

Existem posições de longo prazo - com foco em proventos por exemplo, que foram tomadas anos atrás que serão mantidas, posições de médio prazo que podem ser realizadas e lhe entregarem bons lucros, posições erradas que devem ser fechadas sem hesitação ou arrependimento, e as posições que ainda não foram tomadas! Por isso sempre tenha em seu portfólio uma ação chamada capital líquido (liquidez). O momento gráfico do índice me mostra claramente que esse pode ser o melhor "ativo" para o início do mês de Março!

No gráfico deixo uma linha de tendência de alta (que deve ser respeitada), e os pontos de retração que me fazem acreditar que o melhor momento para novas compras deve acontecer entre uma ou duas semanas, com índice testando suportes entre 93-90k (aproximadamente).

Bons Lucros!

Nota
Suportes próximos de 94k também devem ser considerado, em uma possível laterização do índice durante o próximos pregões.
bovespaHarmonic PatternsIBOVibovespaTrend AnalysisWave Analysis

También en:

Publicaciones relacionadas

Exención de responsabilidad