Nesta última semana tivemos o efetivo rompimento da linha de resistência em 120.751,55 pontos. No entanto, com o “Engolfo de Baixa” ocorrido na quinta-feira (27/07), devolvendo todos os ganhos dos três dias anteriores, a semana fechou praticamente estável.
Mesmo assim, se pegarmos o price action a partir do dia 01/06/2023 até os dias de hoje, podemos perceber o padrão gráfico “Bandeira Descendente de Alta”, na qual houve o efetivo rompimento da linha superior da bandeira no dia 21/07, confirmando o padrão gráfico em análise. Com isso, foi possível de se fazer a projeção por meio da técnica “Movimento Mensurado”, tendo como alvo em 128.029,04 pontos.
Tendo como base essa análise, o price action desta última semana se assemelha muito com um movimento de Pullback, utilizando-se da linha superior da bandeira, agora, como suporte. A MMA-10 também atua como a sua linha de suporte imediata, nos auxiliando na análise em confirmar tanto o padrão gráfico identificado, quanto na confirmação do movimento de continuação da tendência de alta.
Em contraposição, é o IFR (Índice de Força Relativa) que vem contrário à tendência de alta – o IFR está em tendência de baixa, contrária à tendência do price action –, indicando-nos uma possível divergência de baixa. Ou seja, o movimento de pullback ao qual destacamos acima, partindo do “Engolfo de Baixa” do dia 27/07, pode ser o início de um movimento de baixa mais acentuado, podendo vir a testar a região dos 115mil pontos, agora como região de suporte.
Na região dos 115mil pontos, agora como região de suporte, encontra-se a LTB do gráfico mensal e a linha de breakout do padrão gráfico “Pires”, visto no gráfico semanal.
Portanto, a tendência predominante no gráfico diário é a de alta, conforme visto pelo padrão gráfico identificado no price action. Entretanto, devemos ficar atentos para possíveis correções mais acentuadas à esta tendência, ou até mesmo reversão, como nos mostra a divergência de baixa do IFR.
La información y las publicaciones que ofrecemos, no implican ni constituyen un asesoramiento financiero, ni de inversión, trading o cualquier otro tipo de consejo o recomendación emitida o respaldada por TradingView. Puede obtener información adicional en las Condiciones de uso.