BTC - Consolidação ou tendência de alta?

Desde o último post o BTC tem realmente mostrado que a tendência de baixa parece ter acabado. Depois de testar a resistência dos 45k, voltou para confirmar o suporte na região dos 35k, em uma queda bem maior do que poderíamos esperar para um bom setup de swing trade long (uma pinbar na região dos 40k seria muito mais interessante para arriscar um long com risk ratio 1:1), mas ainda assim nos mostrando cenários mais favoráveis para longs do que o cenário anterior que ainda não tinha dado grandes sinais de reversão. Agora que temos esses sinais, a dúvida que fica é: vamos ter uma grande lateralização entre as regiões de 35k e 45k ou vamos inicar uma nova bull run com os primeiros alvos em 51k?

O que temos hoje são higher lows sendo formadas. O teste bem sucedido na região dos 35k nos deu um bom sinal de que os 45k serão provavelmente testados novamente. Apesar disso, a pinbar formada não foi assim tão clara, esticada demais e retraindo bastante no final do dia, o que deixou o nível da entrada bem alto e o risco da operação maior. Quem comprou esse trade, no topo da pinbar nos 40k, deve ter uma boa oportunidade para fechar a posição ou pelo menos um parcial agora na região dos 45k. Para quem ficou de fora, se realmente tivermos uma bullrun esperando pela frente, devemos ter novas entradas quando formamos a proxima higher low - provavelmente na região dos 40k ou até 45k se a esticada for forte. No nível de preço que está hoje eu acredito ser já arriscado para entrar, com resistência logo acima nos 45k e risco lá embaixo nos 36k (conservador) ou pelo menos 39.5k para não tomar alguma violinada - nada difícil visto o cenário geopolítico atual. Caso você decida entrar agora, tenha em mente que será um trade agressivo e sempre avalie bem se o risco cabe dentro do bolso. Alguns fatores que eu vejo que indicam possibilidade de uma bullrun são preço mostrando força acima da média de 200 do 4H (tem atuado como resistencia e suporte fortes nos últimos anos), que está começando a virar para cima, além da higher low, dos candles de força (o diário hoje talvez feche com a barra cheia), o volume ligeiramente maior durante essa consolidação e o possível padrão que o BTC está mostrando diante de crises que geram pânico generalizado: no crash do Covid, o pânico foi monstruoso e levou o preço a níveis bem abaixo do que qualquer analista esperaria. Em seguida, o mercado absorveu todo o pânico e iniciamos a bullrun que nos levou até os 60k, com mais de 1000% de valorização desde a sua low durante o crash. Pode ser - e apenas pode, nenhuma certeza - que o mercado tenha absorvido o pânico da guerra por entenderem que não tem muita relação fundamentalista, e agora vamos iniciar uma nova escalada.

Por outro lado, temos uma forte possibilidade de lateralização que pode se estender por meses ainda antes de decidir para onde o preço quer ir. A região dos 45k é uma forte resistência e o pior do pânico gerado pela guerra/taxa de juros ainda pode estar por vir. O resultado do teste na região de resistência agora será crucial para definir os próximos passos do BTC, e caso não consiga romper com força é fortemente provavel um reteste na região dos 39.5k e ainda está em jogo o suporte dos 35k que já testamos duas vezes. Para aqueles que acham isso extremamente improvável, deem uma analisada nos meses de maio e junho do ano passado, quando o BTC ia da mínima da consolidação para a máxima em questão de dias, stopando muita gente, muita vezes, em um curto espaço de tempo. Tenha em mente que consolidação pode sempre ser saudável, uma fase de acumulação e calma antes de voltar as escaladas anteriores - mas isso não tira a possibilidade de depois da consolidação, testarmos níveis como 28k também. Este cenário, apesar de eu achar ainda improvável, pode se desenvolver mais para frente e estaremos atento a ele caso mostre sinais de fraqueza durante a possível consolidação. Fatores que me fazem acreditar na possibilidade deste cenário são médias longas ainda lateralizadas, cenário geopolítico e econômico atual extremamente incertos, levando a menor procura pela renda variável, e a forte resistência que temos no 45k, onde se encontram várias fibos do movimento de baixa.

Por fim, quem continuar comprado caso o BTC rompa os 45k, recomendo prestar atenção na região dos 51k (pivô e última fibo do movimento de baixa), certamente vai atuar como forte resistência. Além disso, lembrando que esses são meus pensamentos para SWING TRADE, para investimentos e position trade eu acho que essa é uma região de fortíssima compra pelo simples fato de ter caído 50% do topo e demonstrado padrões de reverão ou futura acumulação. Aportes periódicos, sem base em análise técnica, também é uma estratégia sempre interessante para comprar BTC.

Tomem cuidado e espero que tenham gostado!
Bitcoin (Cryptocurrency)BTCBTCUSDBTCUSDTChart PatternscriptocriptocurrencycriptomoedascryptoTechnical IndicatorsTrend Analysis

Publicaciones relacionadas

Exención de responsabilidad